Portal da Cidade de Goiás - Site Informativo da Cidade de Goiás Velho

Cidade de Goiás Velho

Hoteis e Pousadas

História de Goiás

Monumentos

Museus

Atrativos

Album de Fotos

Restaurantes

Pizzarias

Bares

Comercios e Serviços

Cora Coralina

Cidade de Goiás

Dicas

Camping

Artistas Plásticos

Mapa da Cidade

Como Chegar

Ecoturismo

Artesãos

Artesanatos

Informações

Prefeitura

Fotos

Telefones Úteis

Serra Dourada

Hoteis Fazenda

Pousadas Ecológicas

Rios e Cachoeiras

Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações sobre a Cidade de Goiás Velho

Goiás (também conhecida como Cidade de Goiás ou Goiás Velho ) é um município brasileiro do estado de Goiás . Sua população estimada em 2005 era de 24.605 habitantes de acordo com o IBGE . O município foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que a circunda.

Geografia

Goiás se localiza em terreno bastante acidentado onde se destacam a Serra Dourada e os Morros de São Francisco, Canta Galo e das Lages.

Clima

O clima é caracterizado por dois períodos distintos: um seco, com ausência quase que total de chuvas no inverno, que vai de maio a setembro e outro chuvoso, com abundância de águas, no verão que vai de outubro a abril. A temperatura média anual é de aproximadamente 23 graus, sendo os meses de setembro e outubro os mais quentes e junho e julho os mais frios.

Vegetação

A vegetação típica de Goiás é a mesma do Cerrado, ou seja, a vegetação da cidade em sua maior parte é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água -disponível nos solos do cerrado abaixo de 2 metros de profundidade mesmo durante a estação seca e umida do inverno.

Hidrografia

O município de Goiás é cortado pelo Rio Vermelho (afluente do rio Araguaia ) e está situado na bacia do Tocantins-Araguaia, que compartilha a foz com o Rio Amazonas. Ele passa do lado da casa da poetiza Cora Coralina. Há também os rios Urú, do Peixe, Ferreira e Índio.

Ecologia

O município possui diversas áreas a serem preservadas com cachoeiras e riachos. Parque da Carioca - APA da Serra Dourada - APA da Cidade de Goiás ARIE Águas de São João - Reserva Biológica da UFG.

Cultura

Movimentos culturais

Cora Coralina , um dos mais conhecidos ícones da cultura vilaboense


O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) é um festival realizado anualmente na Cidade de Goiás desde 1999. Atualmente é o maior festival cinematográfico sobre o meio ambiente. Sua realização está a cargo da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel). Em seu primeiro ano de realização, 1999 o FICA aconteceu entre 2 e 6 de junho. Teve 154 obras inscritos, de 17 países. Dessas, foram selecionadas 37 produções (4 Longa-metragens, 12 Média-metragens e 21 Curta-metragens), de 12 países: Argentina, Áustria, Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Moçambique, Portugal e Venezuela. Na participação Brasileira, foram selecionadas 17 obras de 8 Estados: Brasília, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo

Procissão do Fogaréu : Uma das manifestações religiosas mais belas que acontecem na Cidade de Goiás anualmente é a Procissão do Fogaréu, que começa à meia noite da quarta-feira da semana santa. Neste dia, as encenações sobre a Paixão de Cristo movimentam a localidade, que acompanha tudo com devoção e certa curiosidade. A celebração, que dá continuidade a uma tradição de pouco mais de 200 anos, consiste em encenar as principais passagens bíblicas que antecedem a crucificação pelas ruas de Goiás, da qual a Procissão do Fogaréu faz parte. Nela, os farricosos, homens encapuzados com vestes coloridas, carregam tochas acesas entre as ruas escuras, representando o caminho dos romanos até o momento da prisão de Cristo. Na quinta e na sexta-feira são representados o Lava-Pés e a Paixão de Cristo, respectivamente.

Carnaval : Festa popular realizada na Praça de Eventos Rio Vermelho. Existem três Escolas de Samba na cidade: Leão de Ouro, União Goiana e Mocidade Independente do João Francisco. Abrindo o carnaval na cidades, o tradicional Bloco dos Sujos, que sai do Bar Casa de Pedra, no bairro Rio Vermelho, passando pela Praça Jornalista Goiás do Couto, mais conhecida como Praça do João Francisco, onde a população espera para ver o bloco, e vai em direção ao centro histórico da cidade.

A Cidade de Goiás tem em sua história e formação uma relação muito ligada as culturas Africanas e indigenas, essa relação fica ainda hoje explicita em diversas manifestações culturais por toda a cidade um exemplo são duas escolas "Espaço Cultural Vila Esperança" e "Quilombinho". Além desses exemplos temos também O Grupo de Capoeira Angola Meninos de Angola sob a coordenação do professor Chuluca. Saiba de Todos os Eventos Culturais da cidade de Goiás no site

Museus

Igreja da Boa Morte
  • Museu das Bandeiras : funcionando na antiga Casa de Câmara e Cadeia, tem acervo com peças e mobiliário do século XVIII.
  • Palácio Conde dos Arcos : tem acervo com obras do século XVIII, utensílios domésticos, pertences, artes decorativas e mobiliário dos antigos governantes.
  • Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte : tem o maior acervo do escultor barroco Veiga Vale , nascido em Pirenópolis , reunindo mais de 100 peças, e também coleções de prataria. A igreja foi construída em 1779.
  • Casa de Cora Coralina : museu permanente com objetos pessoais da poetisa de mesmo nome.

Monumentos

  • Casa de Bartolomeu Bueno : residência histórica do Anhangüera, a sua fachada conserva as características do estilo colonial
  • Chafariz de Cauda : localizado no Largo do Chafariz, é uma construção com padrões do século XVIII (1778).
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário : conhecida como antiga igreja dos pretos, foi demolida e reconstruída em estilo neogótico em 1934. No seu interior, encontram-se afrescos realizados por Nazareno Confaloni na segunda metade do século XX.
  • Catedral de Santana : localizada na Praça do Coreto, é um edifício feito de adobe e recém-restaurado.
  • Igreja Nossa Senhora da Abadia : capela do século XVIII, tem afrescos no teto.
  • Igreja de Santa Bárbara : apresenta retratos de compositores goianos do século XIX feitos pelo artista Amaury Meneses.
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo : edifício que é sede da Irmandade Senhor Jesus dos Passos
  • Mosteiro da Anunciação : edifício religioso, no qual os frades produzem artesanato de barro.
  • Convento dos Padres Dominicanos : edifício do século XIX que guarda uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, trazida por religiosos franceses.
  • Quartel do Vigésimo Batalhão de Infantaria : De onde saíram soldados para a Guerra do Paraguai. Até o final da década de 1990 abrigou o 11-010 Tiro de Guerra do Exército Brasileiro.

Religião

Predomina na população de Goiás, a religião Católica, com 16 Igrejas, seguida pelos evangélicos com 10 templos e os espíritas, com 3 centros.

Turismo

Município Histórico, mais conhecido como Goiás Velho, foi capital do Estado, conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original, graça ao tombamento, desde os anos 50, desse patrimônio arquitetônico do Século XVIII. A Cidade de Goiás é um magnifico mostruário do Brasil oitocentista. E além disso situa-se dentro de um cenário topográfico, singularmente bonito, dentro de um vale envolvido pelos morros verdes e ao sopé da lendária Serra Dourada. Goiás chamou-se originalmente Vila Boa. Os turistas encontram riquíssima arte sacra nas seculares igrejas e nos museus.

O município tornou-se um centro turístico e permite praticamente uma viagem no tempo do Brasil colonial. Em 2001 o Centro Histórico de Goiás foi declarado Patrimônio Mundial . Na cidade todos os anos ocorre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental que tem a participação de países da África , Europa , América e Ásia .

Fontes: Prefeitura - Wikpedia , IBGE.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações sobre a Cidade de Goiás Velho - É importante? Então está aqui!
Como Divulgar o Seu Comércio Aqui! .............. Guia de Comércios de Goiás Velho
Copyright©2008-Image Factory - Todos os Direitos Reservados - Envie.sugestões para goiasvelhotur@hotmail.com

 


 

 

EM BREVE INFORMAÇÕES SOBRE:

  1. Goiás Velho e suas Pousadas Ecológicas
  2. Pousadas diferenciadas na Cidade de Goias
  3. Os melhores Hoteis Fazendas em Goias Velho
  4. As melhores Áreas de camping em Goias Velho
  5. Listas de Todos Hoteis na Cidade Goias Velho
  6. Hoteis e Pousadas em na Cidade de Goias Velho
  7. Balneários da Cidade de Goias Velho
  8. Hotel na Cidade de Goias
  9. Hotel em Goias Velho
  10. Goias Velho Hoteis
  11. Goias Velho Pousadas
  12. Albergues em Goias Velho
  13. Pensões em Goias Velho
  14. Dormitórios em Goias Velho
  15. Casas para alugar para temporada em Goias Velho
  16. Estadias em Goias Velho
  17. Restaurantes em Goias Velho
  18. Balneário Santo Antônio em Goias Velho
  19. Balneário do Sucurí em Goias Velho
  20. Baneário da Cachoeira Grande em Goias Velho
  21. Clube da Carioca em Goias Velho
  22. Flats em Goias Velho
  23. Como Chegar em Goias Velho
  24. Rota de DF para Goias Velho
  25. As melhores pousadas em Goias Velho
  26. Os melhores hoteis de Goias Velho
  27. Hotel Raios de Sol em Goiás Velho
  28. Hotel Atlanta em Goiás Velho
  29. Hotel Fazenda Manduzanzan em Goiás Velho
  30. Hotel Fazenda Cabeça do Touro em Goiás Velho
  31. Hotel Fazenda Serra da Orquídeas em Goiás Velho
  32. Hotel Fazenda da Quinta em Goiás Velho
  33. Pousada Andanças em Goiás Velho
  34. Pousada Sollar dos Anjos em Goiás Velho
  35. Hotel Serrano em Goiás Velho
  36. Hotel Colonial em Goiás Velho
  37. Pousada Burití em Goiás Velho
  38. Hotel Vilaboa em Goiás Velho
  39. Hotel Araguaia em Goiás Velho
  40. Hotel da Ponte em Goiás Velho
  41. Pousada do Ipê em Goiás Velho
  42. Pousada Vovó Jura em Goiás Velho
  43. Pousada Goyá em Goiás Velho
  44. Pousada Santana em Goiás Velho
  45. Pousada do Sol em Goiás Velho
  46. Pousada Dona Sinhá em Goiás Velho
  47. Pousada El Shadai em Goiás Velho
  48. Pousada da Vovó Ju em Goiás Velho
  49. Pousada da Dinda em Goiás Velho
  50. Pousada Reis em Goiás Velho
  51. Pousada Serra Dourada em Goiás Velho
  52. Pousada da Lua em Goiás Velho
  53. Pousada do Carioca em Goiás Velho
  54. Calendário de Eventos na Cidade de Goiás Velho
  55. Carnaval de Goiás Velho
  56. Semana Santa na Cidade de Goiás Velho
  57. FICA em Goiás Velho
  58. Programação do FICA na Cidade de Goiás Velho
  59. Pecuária na Cidade de Goiás Velho
  60. Encontro de Motos em Goiás Velho
  61. Festas e Eventos na Cidade de Goiás Velho
  62. Prefeitura da Cidade de Goiás
  63. Camara dos Vereadores da Cidade de Goiás Velho
  64. CDL na Cidade de Goiás
  65. Orgãos Públicos Estaduais na Cidade de Goiás Velho
  66. Órgãos Municipais na Cidade de Goiás Velho
  67. Orgãos Federais na Cidade de Goiás Velho
  68. Mapa da Cidade de Goiás Velho
  69. Fotos da Cidade de Goiás Velho
  70. Empresas na Cidade de Goiás
  71. Estatísticas da Cidade de Goiás Velho
  72. População da Cidade de Goiás Velho
  73. Secretárias Municipais da Cidade de Goiás Velho
  74. Restaurantes na Cidade de Goiás Velho
  75. Monumentos Históricos na Cidade de Goiás Velho
  76. Museus da na Cidade de Goiás Velho
  77. Museu das Bandei ras na Cidade de Goiás Velho
  78. Museu Palácio Condes dos Arcos na Cidade de Goiás Velho
  79. Museu da Boa Mortes na Cidade de Goiás Velho
  80. Museus das Artes Sacras na Cidade de Goiás Velho
  81. Museu da Casa de Cora Coralina na Cidade de Goiás Velho
  82. Galeria de Artes Goiandira do Couto na Cidade de Goiás Velho
  83. Quartel do Vinte na Cidade de Goiás Velho
  84. Artistas Plásticos na Cidade de Goiás Velho
  85. Artesãos na Cidade de Goiás Velho
  86. Artesanatos na Cidade de Goiás Velho
  87. Associações na Cidade de Goiás Velho
  88. Igrejas Católicas na Cidade de Goiás Velho
  89. Igrejas Evangélicas na Cidade de Goiás Velho
  90. Faculdades Federais na Cidade de Goiás Velho
  91. Universidades Estaduais na Cidade de Goiás Velho
  92. Escolas Públicas, Particulares, Estaduais e Municipais na Cidade de Goiás Velho
  93. Comércios e Serviços na Cidade de Goiás Velho
  94. Clima na Cidade de Goiás Velho
  95. Aniversário da Cidade de Goiás Velho
  96. A História da Cidade de Goiás Velho
  97. Ecoturismo na Cidade de Goiás Velho
  98. Guia Tutístico Cultural e Ecológico na Cidade de Goiás Velho
  99. Tudo sobre a Cidade de Goiás Velho
  100. Dicas para Cidade de Goiás Velho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações em Cidade de Goiás Velho.

Usuários online